Gestão de Recursos Humanos

Dados gerais do curso

Tipo: Superior de Tecnologia

Modalidade: Presencial

Denominação do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Habilitação:Tecnólogo em Recursos Humanos

Turno de Funcionamento: Matutino e Noturno

Periodicidade: Semestral

Duração: 02 anos

Turno:    Matutino e Noturno

Integralização: Mínimo: 02 anos (04 Períodos);  Máximo: 03anos (6 semestres)

Vagas: 120 anuais

Currículo Pleno

GRADE CURRICULAR: CLIQUE AQUI

CORPO DOCENTE: CLIQUE AQUI

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃOCLIQUE AQUI

FORMAS DE ACESSO AO CURSO

O curso CST em Gestão de Recursos Humanos da UNIPAC prepara o graduando para uma atuação profissional crítica, ética e reflexiva. São oferecidas oportunidades para uma efetiva integração teórico-prática, para que os conhecimentos sejam construídos de forma progressiva e contínua, visando a sua formação profissional.

O egresso, ao final do curso, deverá ser capaz de:

  • Ter espírito de liderança, facilidade de argumentação e capacidade de transmitir com clareza seus pontos de vista com a finalidade de desenvolver soluções práticas e aplicá-las em ambientes organizacionais;
  • Analisar e diagnosticar situações variadas e enfatizando as capacidades de raciocínio, avaliação e ponderação em termos abstratos, estratégicos, operacionais, conceituais e teóricos, mas principalmente práticos.
  • Atuar em equipes multi e interdisciplinares;
  •  Atuar de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema a que esteja ligado;
  • Ser capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e/ou de seu ambiente de trabalho e de procurar soluções para os mesmos;
  • Desenvolver suas atividades com qualidade e dentro dos princípios da ética;
  • Exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
  • Ter responsabilidade social e ambiental no exercício de suas atividades profissionais;
  • Tomar iniciativas e atuar com criatividade e inovação;
  • Ser capaz de aprender continuamente, estar aberto à formação continuada;
  • Empreender, de forma inovadora e criativa, seja por meio da abertura de seu próprio negócio ou pelo desenvolvimento de projetos e soluções dentro de organizações, de forma a transformar ideias em algo concreto e realizável;
  •   Refletir e atuar criticamente sobre a sua área de atuação;
  •   Atuar de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos;
  •   Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente;
  •  Ser capaz de introduzir modificações no processo em que estiver envolvido;
  • Ser um agente motivador e que possibilite a integração dos colaboradores da empresa;
  • · Desenvolver estratégias, políticas e processos de Recursos Humanos, a fim de implementar e disseminar a cultura organizacional, atuando como agente multiplicador da missão, da visão, dos objetivos e dos valores da organização.
  • · Correlacionar à área de Recursos Humanos com o negócio como um todo e as demais áreas da organização, integrando-as sistêmica e estrategicamente.
  • · Planejar e implementar programas, processos e políticas de recrutamento, seleção e socialização, objetivando atender à demanda da organização e minimizar a rotatividade de pessoal.
  • · Planejar e executar rotinas trabalhistas, no que se refere aos processos de admissão, demissão e administração de pessoal, visando uma gestão eficiente e atendendo a legislação em vigor.
  • · Planejar e executar programas e processos de avaliação de desempenho, visando o desenvolvimento das pessoas e da organização.
  • · Capacitar e desenvolver pessoas, alinhando as competências individuais aos objetivos estratégicos da organização, tendo em vista a maior competitividade da empresa.
  • · Desenvolver planos de carreira e de remuneração de maneira a reter os talentos e aumentar a produtividade, a competitividade e a sustentabilidade das organizações.

Há grande demanda por formados na área de Recursos Humanos, pois o mercado busca profissionais com visão integrada de gestão de pessoascontribuindo assim, para a melhoria das condições ambientais do trabalho e o alcance dos resultados das empresas. Além do mais, em um mercado cada vez mais globalizado e tecnologicamente uniforme, cresce a importância de profissionais habilitados na busca, reconhecimento, administração e retenção de talentos – que são o grande diferencial da atualidade. O setor de hotelaria e o de entretenimento estão com procura aquecida na cidade e região. Também há oportunidades na área industrial onde poderá desempenhar funções como funcionário direto ou como prestador de serviços.

 

FORMAS DE ACESSO AO CURSO

O acesso ao curso se dará por meio de Processo Seletivo organizado e executado segundo o disposto na legislação pertinente, com o objetivo de classificar os candidatos no limite das vagas oferecidas. O Processo Seletivo abrangerá conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Língua Inglesa, Química, Conhecimentos Gerais (Geografia e História) e Redação, em nível de Ensino Médio para avaliar a formação recebida pelos candidatos e sua aptidão intelectual para estudos superiores. A regulamentação do Processo Seletivo é feita por meio de Edital publicado em órgãos de divulgação local, regional ou nacional e por meio do Manual do Candidato. Ao deliberar sobre os critérios e normas de seleção e admissão de estudantes, a Faculdade leva em conta os programas de avaliação adotados do Ensino Médio, inclusive possíveis orientações específicas oriundas dos órgãos educacionais, como a nota do ENEM.

 

Como meio de propiciar o ingresso e a permanência do aluno na Faculdade são oferecidos programas de financiamento estudantil como Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES, o EDUCA MAIS BRASIL, bolsas pelo Programa Universidade para Todos – PROUNI e são concedidos descontos nos programas Auxílio Parentesco; Bolsa Colaborador; Convênio Empresa; Convênio com Prefeituras da Região, Convênio Escolas Públicas e Sindicato SAAETM-AP. As bolsas do Prouni e FIES são oferecidas de acordo com a legislação do Ministério da Educação, que regulamenta os programas, sendo oferecidas a estudantes brasileiros que não possuem curso superior e que preenchem os requisitos legais.

 

Realizado o Processo Seletivo e restando vaga, admite-se matrícula de aluno graduado, com diploma registrado devidamente, para Obtenção de novo título ou de aluno de outras Instituições em processo de Transferência, quando será realizada análise curricular para ingresso.

 

A matrícula em disciplina isolada será permitida nas seguintes situações: quando da ocorrência de vaga, por alunos de outras Instituições de Ensino Superior ou por concluinte de curso superior independente da ocorrência de vaga, para aluno da unidade, para fins de Cumprimento de Dependência e / ou adaptação que sempre será julgado pela Direção Acadêmica e pela Coordenação de Curso.

Pesquisa Sobre aulas práticas presenciais
Clique neste banner e responda a pesquisa