AGRONEGÓCIO

Dados gerais do curso

Tipo: Tecnologia

Modalidade: Presencial

Denominação do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio

Turno de Funcionamento: Noturno

COORDENAÇÃO DO CURSO
Prof. Esp. Laurisley Marques de Araújo

PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO
Acesse

REGIME LETIVO

Periodicidade: Semestral

Vagas: 80 anuais

Período de integralização: 

Mínimo: 03 Anos (06 semestres) 

Máximo:04 Anos e 1/2 (09 semestres)

Currículo Pleno

GRADE CURRICULAR: CLIQUE AQUI

CORPO DOCENTE: CLIQUE AQUI

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: CLIQUE AQUI

PERFIL DO EGRESSO

 

O curso de Agronegócio objetiva formar profissionais aptos a desenvolverem tarefas de cunho administrativo e de gestão em empresas da área da agricultura e pecuária. O tecnólogo em Agronegócio observa, planeja, desenvolve e põe em prática estratégias que aumentem o lucro do negócio, desde o seu plantio até a comercialização.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio tem o foco na gestão e administração de empreendimentos rurais. Por isso, no primeiro ano são ofertadas disciplinas importantes para atuação profissional como: Contabilidade, Matemática Financeira, Economia, Gestão de Recursos Humanos, Cálculo, Direito e Psicologia. As matérias mais específicas aparecem nos últimos dois anos do curso e vão desde Políticas Agropecuárias e Mercado Agropecuário até a parte da mecanização, alem de disciplinas ligadas às etapas de produção, tais como Conhecimento e Preparação do Solo e Manejo de Animais.  O tecnólogo em Agronegócio é o profissional que viabiliza soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária a partir do domínio dos processos de gestão e das cadeias produtivas do setor. Prospecção de novos mercados, análise de viabilidade econômica, identificação de alternativas de captação de recursos, beneficiamento, logística e comercialização são atividades gerenciadas por este profissional. O profissional do agronegócio está atento às novas tecnologias do setor rural, à qualidade e produtividade do negócio, definindo investimentos, insumos e serviços, visando à otimização da produção e o uso racional dos recursos”.

 

A profissão

O profissional formado nessa carreira estará apto para desempenhar tarefas que vão desde o controle de funcionários, a definição de plantações, a previsão de colheitas e os maquinários utilizados até o confinamento e tratamento de animais. Além disso, atuará no gerenciamento de todos os setores do negócio, observando, planejando e definindo a melhor estratégia para alcançar a qualidade do produto em questão e o lucro.

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho atualmente está aquecido em função da grande atuação do setor de agronegócios na economia brasileira. Isso ocorre em função do país ser uma das grandes potências mundiais em produção e exportação de alimentos como soja, milho, arroz e também no segmento da pecuária.

FORMAS DE ACESSO AO CURSO

O acesso ao curso se dará por meio de Processo Seletivo organizado e executado segundo o disposto na legislação pertinente, com o objetivo de classificar os candidatos no limite das vagas oferecidas. O Processo Seletivo abrangerá conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Língua Inglesa, Química, Conhecimentos Gerais (Geografia e História) e Redação, em nível de Ensino Médio para avaliar a formação recebida pelos candidatos e sua aptidão intelectual para estudos superiores. A regulamentação do Processo Seletivo é feita por meio de Edital publicado em órgãos de divulgação local, regional ou nacional e por meio do Manual do Candidato. Ao deliberar sobre os critérios e normas de seleção e admissão de estudantes, a Faculdade leva em conta os programas de avaliação adotados do Ensino Médio, inclusive possíveis orientações específicas oriundas dos órgãos educacionais, como a nota do ENEM.

Como meio de propiciar o ingresso e a permanência do aluno na Faculdade são oferecidos programas de financiamento estudantil como Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES, o EDUCA MAIS BRASIL, bolsas pelo Programa Universidade para Todos – PROUNI e são concedidos descontos nos programas Auxílio Parentesco; Bolsa Colaborador; Convênio Empresa; Convênio com Prefeituras da Região, Convênio Escolas Públicas e Sindicato SAAETM-AP. As bolsas do Prouni e FIES são oferecidas de acordo com a legislação do Ministério da Educação, que regulamenta os programas, sendo oferecidas a estudantes brasileiros que não possuem curso superior e que preenchem os requisitos legais.

Realizado o Processo Seletivo e restando vaga, admite-se matrícula de aluno graduado, com diploma registrado devidamente, para Obtenção de novo título ou de aluno de outras Instituições em processo de Transferência, quando será realizada análise curricular para ingresso.

A matrícula em disciplina isolada será permitida nas seguintes situações: quando da ocorrência de vaga, por alunos de outras Instituições de Ensino Superior ou por concluinte de curso superior independente da ocorrência de vaga, para aluno da unidade, para fins de Cumprimento de Dependência e / ou adaptação que sempre será julgado pela Direção Acadêmica e pela Coordenação de Curso.